Ricardo Sá: ECOMODA


Nota introdutória: É verdade. Não escrevo livremente no meu blogue há muito tempo. Na maior parte das vezes, limito-me a colocar os textos que elaboro para a disciplina de Português ou a utilizar os posts no blogue para um fim específico. A meu ver, não podem existir grandes dúvidas em torno da contestação a esta atitude anti-bloguística que tem desvalorizado a cada dia que passa a qualidade deste site (que nunca atingiu os níveis por mim desejados).

Em todo o caso, não é por eu não escrever no meu blogue que o blogue deve permanecer no obscurantismo e por essa mesma razão, aliada à importância de conceder um favor a uma amigo, acolhi de boa vontade um texto da sua autoria, que ganha ainda mais interesse por contar uma história interessante! Por isso, sugiro a todos a leitura deste texto do Ricardo Sá, no qual traz até nós as aventuras de um grupo de Área de Projecto da sua turma, em São Miguel, nos Açores. Tema? Moda Ecológica, uma ideia vanguardista que pode vir a ter futuro!

Concedo agora a palavra ao Ricardo:

Hoje vou falar de um projecto que, aviso desde já, não estava à espera de que tivesse tanto sucesso como está a ter. Este projecto ocorreu na Escola Secundária Antero de Quental, Açores, São Miguel, sendo que se chama “ ECOMODA” e inclui reinventar novas roupas com materiais reciclados (jornais, tampas de garrafas de cerveja e muitas outras coisas reutilizáveis!) .

O projecto começou em Setembro, quando se procedeu à divisão dos grupos no âmbito da Turma E. Ficaram neste grupo 8 magníficas pessoas: Beatriz Fraga, Beatriz Farias, Beatriz Tavares, Dina Reis, Jéssica Carreiro, Maria João, Maria Rita, Rita Raposo e Soraia Pereira. A partir deste mês instaurou-se a “revolução” da moda ecológica. Como o trabalho destas alunas implicava bastante esforço manifestaram uma opinião unâmine: trabalhar durante a tarde, nos dias em que se não haveria aulas. Por exemplo, não podiam trabalhar na quinta-feira, pois tinham a tarde preenchida com aulas. Felizmente, todas elas trabalhavam num projecto que, a pouco e pouco, foi conquistando alguma “fama” na escola, pois criaram o facebook para o Ecomoda (com o facebook as pessoas sabem de tudo).

No dia 12 de Outubro de 2010, os adolescentes que queriam participar podiam inscrever-se no ECOMODA, pois as alunas iriam organizar um desfile no dia 13 de Maio do ano seguinte (2011). Começaram então a surgir muitos pedidos (cerca de 30 pessoas), o que implicava 30 vestidos. Lembro-me de elas terem pedido para a professora de Matemática participar no desfile, algo que a professora aceitou. Não eram só as raparigas que queriam desfilar: muitos rapazes também o queriam! Em todas as tardes, elas foram começando a trabalhar mais arduamente, pois estavam a somar-se bastantes pedidos.

Houve dias de semana em que fui ao seu local de trabalho ver os vestidos, sendo que fiquei imensamente admirado! Todos os vestidos eram espectaculares! Com o decorrer do tempo, começaram a vir os elogios da parte dos professores que de vez em quando viam os vestidos na Galeria: “ que vestido de lindo!” (uma das muitas expressões utilizadas pelos docentes).

O Professor Jorge Cabral, que é o nosso Professor de Área de Projecto, ficou encarregue das partes consideradas mais difíceis, sendo que uma delas era falar com a Anima para poder patrocinar o desfile, algo que foi de imediato aceite pela Anima. A partir de meados de Abril, as excelentes raparigas ficaram ansiosas pelo facto de se estar a aproximar o dia do Desfile. Estavam a faltar os retoques para o evento, que concordaram agendar para o Jardim Antero de Quental.

No dia do Desfile, 13 de Maio de 2011 (sexta-feira, dia no qual se diz que acontecessem azares, mas felizmente elas não tiveram azar nenhum!), as alunas estavam todas vestidas da mesma cor (preto), pois assim o quiseram e julgo que simbolizava o que tinham de semelhança entre elas. Houve 4 júris, que iam decidir os vencedores dos prémios: cheques de oferta, atribuídos aos 3 primeiros lugares e também para a Simpatia, Fotogenia e Ecomoda. Tinham montado uma tenda enorme ao pé do Jardim onde ficavam alojados os participantes. Ficaram distribuídas nos seus lugares as organizadoras, umas ao pé da apresentadora, outra ao pé dos jurados, outras ao pé dos participantes e ainda outras a vigiar. De referir ainda que a apresentadora era a Professora de Português.

O desfile começava às 10 h e ia ser constituído por 2 partes. Começou a afluir muita gente e, como é normal na adolescência, ficaram cada vez mais nervosas. O desfile começou e principiaram a aparecer ao vivo e a cores os vestidos. Todos ficaram estupefactos pelas roupas bem criativas e vivas. Filmaram, tiraram fotografias a todas/todos os participantes, tanto femininos como masculinos!  No final da 1ª parte, teve lugar uma actuação de 2 pessoas que trabalhavam no ECOMODA: Beatriz Farias e Rita Raposo. Cantaram muito bem! De salientar a bela perfomance da professora de Matemática, que desfilou muito bem!

Na 2ª parte, foi mais do mesmo, mas no bom sentido, com novos vestidos e novas participantes que ainda não tinham desfilado! No final da 2 parte, foi chegada a altura de a apresentadora anunciar os vencedores, sendo que os prémios foram muito bem entregues. Foram entregues os prémios da Simpatia (venceu um rapaz), Ecomoda e Fotogénico (nestas categorias venceram 2 raparigas).

O que fica aqui mostrado é o facto de haver uma alternativa para as roupas que utilizamos no dia-a-dia. Para concluir, anunciarei que, de 16 a 21 de Maio 2011, está a decorrer uma exposição na Anima para o público contemplar os vestidos, sendo os cheques de prenda entregues neste dias.

Parabéns às minhas colegas/amigas pelo excelente trabalho que fizeram este ano lectivo! Que o vosso projecto sirva de exemplo para próximos eventos escolares. Viva o ECOMODA!

Um abraço do vosso colega/amigo Ricardo Sá!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: