O Desporto


O desporto moderno é uma combinação de ciência, destreza, dedicação e esforço total. A prática desportiva regular constitui um factor indispensável na manutenção, protecção e melhoria da saúde. Para ser eficaz, não precisa de ser esgotante ou dolorosa, mas sim regular, adaptada à idade, à condição física, bem como às características e limitações de cada indivíduo, aliando a todos estes factores o convívio, que permite ampliar os benefícios do movimento, com reflexos evidentes na saúde.

A tese relaciona a competição desportiva actual com agilidade, ciência e empenho. Considera também a actividade física um requisito fundamental para ser saudável, defendendo uma adequação da actividade física ao contexto individual. Finalmente, o autor admite a preponderância da vertente afectiva. Todavia, penso que certas componentes do desporto, como o prazer ou a dimensão sócio-política não foram devidamente exploradas pelo autor, pelo que tenciono relacionar a prática desportiva com estes elementos.

Praticar desporto potencia a expulsão das energias negativas e a expressão individual, levando a um prazer. A actividade desportiva propicia a satisfação dos instintos competitivos do homem, transferindo essas inclinações para a luta da superação dos outros ou de si. Tal exteriorização conduz à libertação espiritual, gerando harmonia interior: o indivíduo exprime-se emocionalmente, alcançando um prazer momentâneo. Assim, Broun Heywood conecta o desporto à expressão das emoções, associando-a à manifestação do carácter: “Os desportos não constroem o carácter. Revelam-no.”.

Adicionalmente, o desporto constitui um elo de ligação entre os homens, incitando amizades e funcionando como meio de comunicação. Estimulando a cooperação, os desportos aproximam os intervenientes, que poderão estabelecer amizades. Além disso, o desporto facilita a interacção entre indivíduos de contextos socioculturais distintos, ou de origens distintas. O desporto pode, inclusivamente, aproximar países em tensão política, como aconteceu na troca de presentes entre os capitães das selecções norte-americana e iraniana, que precedeu uma partida do mundial de futebol de praia 2007, simbolizando paz. Assim, Jean Giraudoux afirma que “O desporto é o Esperanto das raças”, referindo-se ao desporto como meio de comunicação universal.

Sumariando, o desporto corresponde a momentos de expansão do indivíduo que lhe proporcionam prazer e contribuem para uma vida equilibrada. Igualmente notável é a união que o desporto pode produzir nos seres humanos, ultrapassando barreiras sociais e políticas. O desporto apresenta, assim, inúmeros benefícios dignos de menção.

Anúncios

2 Respostas to “O Desporto”

  1. Pedro Says:

    Tenho um enorme orgulho pelos 6 anos em que pratiquei futebol! Há ainda um pormenor que gostaria de identificar: as derrotas. Quem pratica desporto (de competição) está habituado a lidar com derrotas, o que lhe confere muito mais estofo para os seus combates pessoais, não se iludindo.
    Curta mas brilhante opinião sobre o desporto em geral!

    • Andrey Amabov Says:

      Obrigado pelo comentário e pela opinião, Pedro! O desporto é, de facto, qualquer coisa de fantástico! Pessoalmente, tenho pena de ter praticado pouco desporto durante muito tempo, embora, de uma maneira ou de outra, ele tenha estado sempre presente. Ainda bem que sorris quando recordas a tua experiência futebolística! Tenho a certeza de que continuas a jogar futebol nos tempos livres, extraindo daí um enorme contentamento!

      Mesmo sem ter praticado desporto de competição, reconheço esse valor que atribuis à derrota e atrevo-me a extrapolar o que disseste para outros tipos de derrotas, em diversas vertentes da vida. Claro está que os contextos são diferentes, mas a capacidade de superar uma derrota é importante para alcançar a felicidade, podendo os vários domínios contribuir para esta valiosa aprendizagem. Mais uma razão pela qual a apoteose do desporto se justifica, ainda que o sufocante limite de 300 palavras não ma tenha permitido explorar.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: