The National Lottery has awarded your e-mail ID! (fraude)


Os factos: Ontem recebi um email de uma alegada senhora alegadamente irlandesa que me comunicava o meu suposto triunfo no suposto concurso promovido pelo Irish National Lottery Online Promo Programme, o que equivalia a um prémio de 1 milhão e 350 mil libras esterlinas, e pedia uma data de informações pessoais necessárias para receber o dinheiro.

Mensagem enviada pela simpática Mrs. Rose (Irish National Lottery)

As reacções: Naturalmente fiquei surpreendido, pois nunca participara em nenhum sorteio de nenhuma lotaria irlandesa e não conhecia Mrs. Rose de lado nenhum. Não me entusiasmei muito com a possibilidade de ganhar a avultada quantia, pois nada nesta história fazia sentido e as probabilidades de se tratar de uma iniciativa séria eram muito remotas.

Deliberação: Decidi deixar o email na minha caixa de correio electrónico para pesquisar mais tarde. No entanto, após as dúvidas iniciais, fiquei quase totalmente convencido de que estava perante um embuste.

Mais tarde: Hoje voltei à minha caixa de correio electrónico e deparei-me com uma nova mensagem misteriosa, desta vez proveniente da Uk National Lottery, mais curta e seca, notificando a minha vitória num sorteio, cujo resultado teria conferido 1 milhão de libras ao meu endereço de email.

“Your E-mail ID have won £1,000.000.00GBP, reply with your details.‏‏‏”

Conclusão: Dois e-mails oriundos de duas Lotarias Nacionais de países vizinhos num espaço de tempo inferior a 24 horas são necessariamente obra da mesma pessoa ou associação e estão desprovidos de qualquer benefício para o destinatário. Dissipadas as dúvidas, seguro das minhas suspeitas, não perdi mais tempo com deambulações anódinas na futilidade do meu desconhecimento sobre o tema e decidi agir de acordo com o que deveria ter feito desde o princípio: recolher informação acerca de lotarias fraudulentas via e-mail.

Prémios Fictícios oferecidos por Lotarias Nacionais Falsas

O primeiro resultado da pesquisa foi esta notícia pertencente a este interessante site sobre avanços da ciência e da tecnologia. Fiquei a conhecer um pouco do mecanismo sujo e ignóbil de enriquecer online usando nomes de lotarias nacionais e internacionais, que podem ser reais ou inexistentes, e convencendo as pessoas visadas pela iniciativa de que lhes foi atribuído um prémio num valor muito significativo.

O destinatário, radiante, tem tendência a fornecer os dados que lhe são pedidos, que, posteriormente, são utilizados em trafulhices pelos supostos coordenadores do projecto de lotaria. Em determinados projectos, as alegadas associações afirmam a necessidade do pagamento de taxas e despesas a fim de receber o dinheiro. E assim, progressivamente, o destinatário das mensagens de e-mail vai sendo intrujado por espertalhões que se aproveitam da ingenuidade e imprudência das pessoas.

Tradição vigarista online: o que fazer?

Infelizmente, este tipo de situações é bastante comum nos dias de hoje. Muita gente tenta usufruir da falta de informação e experiência online de certos utilizadores da Internet, que continuam a ser ridícula e desnecessariamente enganados por pretextos deste tipo. O negócio dos vírus informáticos é outro excelente exemplo destas aldrabices.

Por isso, sempre que receberem um e-mail estranho, tenham muito cuidado e não o abram se tiver um ar suspeito! No caso de se tratar de uma situação deste tipo, menos grave, podem abrir mas nunca sigam as suas instruções. Não desperdicem o vosso dinheiro com pessoas que não merecem sequer a nossa atenção. Em qualquer endereço de correio electrónico, existe uma linda pasta denominada lixo ou trash (em inglês).

No entanto, antes de limpar o excremento electrónico, devem reportar o caso a associações de segurança informática, para as autoridades competentes na matéria serem informadas, prevenindo futuras situações com outras vítimas inocentes. Foi essa a minha única atitude face a estes e-mails fraudulentos, cuja pretendida resposta contendo dados confidenciais foi substituída por um comunicado à Consumer Fraud Reporting.

MOSTREM QUE SÃO SUPERIORES A ESTA CORJA REPUGNANTE!

13 Respostas to “The National Lottery has awarded your e-mail ID! (fraude)”

  1. Marquinho Says:

    Ainda bem que não caíste no esquema. Reportar às entidades reguladoras do correio electrónico (se é que isso existe) é uma opção legítima, embora eu considere isso uma perda de tempo.

    Cabe aos internautas uma navegação consciente e inteligente. Cair neste tipo de esquemas só revela uma ignorância do meio (neste caso, a internet), o que deve ser corrigido sob pena de haver prejuízos.
    Da próxima vez que receberes um e-mail fraudulento, não hesites, apaga-o logo. Permanentemente, de preferência.

    Bom post. 🙂

  2. Marquinho Says:

    Para andarem a entulhar o teu endereço com lixo, certamente o disponibilizaste online. Os bots utilizam métodos de pesquisa simples (mas pouco usados) para caçarem milhões de endereços e-mail, os quais serão alvo de SPAM como o que andas a receber.

    Há que ter cuidado na forma como disponibilizamos o nosso endereço de correio electrónico online… Por exemplo, no meu Sobre Mim eu não forneço o endereço na forma de texto, mas sim na de imagem. Assim os bots maliciosos não apanham nada. 🙂

    “Preponderância” é uma palavra que não descreve de todo esse website que referiste. Para já, são poucos os afectados por este tipo de lixo que pesquisam isso. Depois, no mar de resultados, há muitos sites onde ir parar sem ser o CFR. Não negando a sua potencial qualidade, tem nota negativa pelo design extremamente antigo e pouco intuitivo.

    Mas prestou um bom serviço à tua causa e isso é que importa agora.

    • Andrey Amabov Says:

      Obrigado pela informação. Felizmente, hoje já não recebi novas mensagens financeiramente aliciantes. De futuro, passarei a ter mais cuidado na disponibilização do meu endereço de correio electrónico online.

      Em relação à instituição, ao site, ou o que quer que seja, concordo plenamente quanto ao arcaísmo gráfico, concordo também quanto às possíveis limitações na acção da estrutura organizativa, posso concordar também com a falta de projecção do site na Internet.

      Não compreendo, porém, a tua insistência em denegrir o website e provar a sua futilidade. Se eu fui de algum modo ajudado pelo site e os seus criadores são movidos por boas intenções, alcançando um mínimo de consequências positivas, como se justifica que o projecto não seja considerado preponderante? Está certo, não constitui nenhuma autoridade online, mas ajudará sempre alguns utilizadores como me ajudou a mim.

      De resto, não estejas preocupado. Demorei 20 segundos a preencher o formulário que me permitiu reportar a ocorrência. Como vês, a minha perda de tempo a comunicar a tentativa de fraude terá sido algo semelhante ao tempo que durou a tua visita ao sítio.

      Nota: nada do que disse aqui tem como objectivo questionar a legitimidade do teu conhecimento nesta área e a preponderância das tuas sempre preciosas dicas. Obrigado por todos os comentários!

  3. Pedro Says:

    Estive atento ao post e aos comentários e, mesmo não sendo grande conhecedor de técnicas anti SPAM, felizmente não tenho sido atacado por mails desse género. Todo e qualquer mail que recebo, deste género, nem sequer é alvo de análise ou benefício da dúvida – é imediatamente excluído 🙂

    • Andrey Amabov Says:

      Muito obrigado pelo teu comentário, Pedro! E fazes muito bem em ignorar este tipo de mensagens de SPAM. De futuro também farei essa limpeza da caixa do correio electrónico.

  4. Luma Says:

    Obrigada pela informação, pois recentemente recebi, um email dizendo que fui premida e outro dizendo que ganhei 750.000,00 libras esterlinas e que teria que deixar alguns dados meus para receber os meu fundos. Logo percebi se tratar de uma fraude, pois não adquiri nenhum bilhete de loteria na Irlanda. Denunciei como spam, e exclui dos meus emails.

    • Andrey Amabov Says:

      Obrigado pelo seu comentário! Realmente, estes mails que por vezes recebemos de supostas lotarias estrangeiras são irritantes. Felizmente, quase ninguém se deixa levar por estes esquemas simples e idiotas. Reagiu muito bem à situação, mas de futuro tente ter mais cuidado com a forma como divulga o seu endereço de e-mail na Internet.

  5. Ricardo Says:

    ah ah o pc do andré já está bom xD

    • Andrey Amabov Says:

      Caro Ricardo, o pc do André esteve sempre bom. A questão é que eu só tenho Internet em casa, através da ZON wireless. Quando vou para fora de casa, mesmo que leve o computador, deixo de ter acesso à net. E, diga-se de passagem, até é muito bom, pois fico mais livre para outras actividades. Mas agora estou de volta, para a Liga Europeia de Futebol de Praia 2010! Mas olha, de futuro, não comentes nada sobre futebol de praia num post que não tem nada que ver com o assunto, está bem?

  6. Ricardo Says:

    Então andré preparado para amanhâ? que portugal vença amanha por muitos

    • Andrey Amabov Says:

      Claro que estou, Ricardo! Mas sabes que, em circunstâncias normais, Portugal não vai vencer por muitos, porque a Itália tem uma grande equipa, com jogadores de alto nível (sobretudo Pasquali e Carotenuto) e vai dar tudo por tudo para derrotar Portugal neste jogo que se prevê fabuloso, disputado em solo italiano. Mas tenho confiança na nossa selecção e acredito que Portugal vai ganhar o jogo! Força, pessoal! PORTUGAL SEMPRE!!!

  7. EUUU Says:

    olá!! eu recebi o mesmo e-mail o q mudava é q era d um homem e pesquisei e axei esse site!!! m informei e percebi q nada não se passa de um simples golpes… muito obgd á esse site.


Deixe uma Resposta

